janeiro 04 2018 0Comment
Reformar curitiba

Como diminuir as despesas de um condomínio?

Como diminuir as despesas de um condomínio?

As altas taxas dos condomínios são as maiores reclamações dos moradores de apartamentos e casas em condomínio fechado em Curitiba. A grande quantidade de itens para manutenção e as despesas com funcionários acabam pesando no bolso. Mas não se desespere, é possível diminuir as despesas de um condomínio.

De fato, são muitos os gastos. Jardinagem, porteiro, zelador, rateio de água e gás e eventuais reformas exigem investimento. O resultado disso são moradores insatisfeitos, aumento da inadimplência e incômodo para o síndico.

Entretanto, algumas atitudes na administração de um prédio ou condomínio podem fazer a diferença. Duvida? Confira essas dicas e comece a adotar novos hábitos agora mesmo!

 

Verifique como é a iluminação do condomínio

empresa elétrica curitiba

Já imaginou quantas lâmpadas são necessárias para iluminar a extensa área de um edifício ou condomínio? Na área externa, na portaria e nos corredores é fundamental oferecer segurança aos moradores.

Esse é um gasto que definitivamente não pode ser cortado, mas existem forma de diminuí-lo sem comprometer o dia a dia dos condôminos.

Verifique suas lâmpadas. São incandescentes? Se sim, troque-as imediatamente pelos modelos de LED. Essas lâmpadas convertem a energia elétrica em iluminação, não em calor, por isso não desperdiçam. Outra vantagem é que elas podem ser responsáveis por uma economia de até 30% na conta de luz de um prédio.

Enquanto as lâmpadas incandescentes têm vida útil de mil horas, em média, a opção de LED pode durar até 50 mil!

Nos corredores, uma dica é usar lâmpadas com sensores de movimento. Elas devem ser instaladas em portarias e corredores, para só serem acesas quando houver alguém no ambiente e por determinado tempo.

Ainda assim, é preciso regular o temporizador. Muitas pessoas configuram a lâmpada para apagar em curto espaço de tempo, o que exige que a lâmpada acenda duas vezes. Analise bem o tempo que seus moradores gastam passando pela portaria ou abrindo a porta de casa, por exemplo, para encontrar a regulagem ideal.

Não se esqueça de sempre priorizar a luz natural. Então abra as cortinas da portaria e estude ideias que iluminem o ambiente sem a necessidade de acender as lâmpadas.

A iluminação homogênea também é a ideal para clarear um ambiente por completo. Luzes difusas e indiretas podem dar um toque muito especial à decoração, mas gastam muito mais.

É sempre importante contar com assessoria e consultoria de empresas de engenharia para o melhor dimensionamento estético e operacional dos circuitos elétricos, visando o melhor custo x benefício e segurança dos moradores.

 

Individualize as contas de água e gás

encanador curitiba

Embora os prédios lançados a partir de 2011 já sejam obrigados a individualizar as contas de água, a lei 13.312 determina que só a partir de 2021 os edifícios antigos precisem se adequar a essa medida. Até lá, muitos litros podem ser economizados, não é mesmo?

Muitos conjuntos residenciais recebem a conta de água geral, que depois é dividida por apartamento. Essa medida, além de não contribuir com a economia e a sustentabilidade, ainda pode ser bastante injusta.

Com o rateio de água, não importa se a pessoa passa cinco ou 20 minutos debaixo do chuveiro; ela sabe que fará pouca ou nenhuma diferença no final do mês. Além disso, um apartamento com cinco pessoas acaba pagando o mesmo que alguém que mora sozinho.

Com a individualização da conta de água, cada morador fará o possível para economizar e gastar menos. A medida, além de ser mais justa, contribui com uma economia geral e com a sustentabilidade do planeta.

A conta de água é a segunda maior despesa de um condomínio e isso pode diminuir muito o gasto fixo dos condôminos. O resultado? Moradores satisfeitos, menos consumo de água e menor índice de inadimplência.

Na conta de gás, isso também acontece. Já pensou se você precisa dividir igualmente sua despesa com alguém que cozinha para fora enquanto você faz somente uma refeição em casa?

Se você administra um edifício ou condomínio fechado, faça uma pesquisa sobre os procedimentos e passe a individualizar as contas de água e gás.

 

Estude a possibilidade de adotar a portaria virtual

Você sabia que a folha de pagamento é o maior gasto de um condomínio? Não estamos falando somente do salário, mas sim de impostos, taxas e gastos com INSS. Por isso, uma dica é adotar o sistema de portaria remota.

O sistema funciona com um sistema de câmeras que são ligados a uma central. Os moradores entram no prédio por meio de reconhecimento facial, cartão personalizado ou impressão digital.

Mas o que fazer quando chega uma visita? Nesse caso, é só acionar o interfone, que será atendido pelo responsável que está na central. Esse profissional entrará em contato com o morador e permitirá ou não a entrada no prédio.

Além de essa medida implicar em economia com a contratação de um funcionário, ela é muito mais segura, já que a entrada no edifício passa a ser muito mais rigorosa. Outra vantagem é que existem pessoas olhando seu condomínio o tempo todo, ou seja, mesmo que você tenha um porteiro 24 horas, sempre haverá uma hora de ausência.

Tome cuidados com a terceirização de funcionários. Existem opções muito baratas que camuflam exercícios ilegais e não pagam as taxas obrigatórias e prejudicam seus funcionários. Economizar é bom, mas sem compactuar com ilegalidades, certo?

 

Negocie com os inadimplentes

Dificilmente algum morador vai atrasar a taxa de condomínio porque quer. Então, mesmo com a inadimplência, de nada vai adiantar pressionar o morador. Além de isso ser extremamente desconfortável para as duas partes, ela não resolve o problema.

Por isso, para evitar que o condomínio continue gastando sem receber tudo o que precisa, converse com os inadimplentes. Calculem as parcelas que estão em aberto e estudem formas de elas serem pagas.

Embora a administradora do prédio tenha o direito de acionar o devedor judicialmente, essa atitude vai fazer a dívida aumentar e o tempo para recebimento ser cada vez mais incerto.

Procurem ver, juntos, as possibilidades da divisão do débito em parcelas, de forma que o valor não pese no bolso (e fique em aberto mais uma vez) e seja pago. É melhor receber um pouco por mês do que não receber.

Na maioria dos casos, ninguém está se opondo a pagar, mas é preciso prazo e condições facilitadas para deixar todos mais tranquilos. Embora o atraso do valor do condomínio prejudique as contas, a crise financeira e a alta taxa de desemprego pegou todos de surpresa.

Se você procura por casas em condomínio fechado para alugar ou comprar, fique atento ao que a taxa engloba e quais serão seus gastos por mês pra evitar atrasos nos pagamentos.

Gostou das nossas dicas para diminuir as despesas de um condomínio? Aproveite e confira as opções de casas em condomínio fechado à venda em Curitiba, e se precisar de readequações elétricas e hidráulicas para os imóveis ou para o condomínio, busque uma empresa capacitada para que tudo seja executado conforme as normas de segurança.

 

leonardo-tulli

Empreendedor, Profissional de Marketing e Engenheiro civil apaixonado por Arquitetura. Busca profissionalizar o mercado de pequenas e médias obras no Brasil através de planejamento e gerenciamento.

Write a Reply or Comment