dezembro 20 2017 0Comment
tulli engenharia

Confira 10 dicas para comprar terrenos em segurança

Na hora de procurar terrenos à venda costuma-se olhar apenas os fatores externos, ligados a infraestrutura do local. Mas, para comprar terrenos, e isso também vale para terrenos em condomínio, há uma série de questões burocráticas de documentação que precisa ser analisada para comprar um lote com toda segurança.

 

Visite seu terreno

A primeira dica na hora de comprar terrenos é visitar o local onde deseja adquirir o lote. Isso é fundamental para que você conheça a infraestrutura do bairro, das ruas, e esteja a par de como estão as questões de iluminação, segurança e, ainda mais importante, verificar a demarcação dos lotes.

Outra possibilidade é localizar o terreno na planta aprovada pela prefeitura da sua cidade e checar se o local possui saneamento básico e também serviços como luz, transporte coletivo, água, estabelecimentos comerciais próximos, entre outros.

 

Documentação

tulli engenharia

Foto Pixabay

 

Em terceiro lugar, é muito importante conferir o registro do loteamento. Estando registrado, peça uma certidão de propriedade, com negativa de ônus e alienações, isto prova que o imóvel está desembaraçado, mostra o verdadeiro proprietário e garante que o lote pode ser adquirido.

Também é importante ir a prefeitura da sua cidade e verificar as licenças e a aprovação do projeto, o IPTU, certidão de área, assim como as informações sobre licença ambiental. Isso dará segurança de que o lote está totalmente regularizado, pois, caso não esteja, pela documentação será possível constatar.

Outra dica essencial é verificar a matrícula individual do lote, pois ela garante ao comprador que aquele terreno não é fruto de ocupação irregular, evitando muitos problemas futuros ao comprar terrenos.

 

A empresa

Tão importante quanto à documentação é verificar o histórico da empresa responsável pelo loteamento. É preciso procurar empresas idôneas, pedir referências a pessoas que já compraram com elas, e visitar loteamentos já lançados e terrenos à venda por essa empresa.

Consultar o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) é uma boa dica para confirmar a idoneidade de uma empresa corretora.

 

 Negociação e conclusão

Antes de finalizar a compra, fique atento a preços muito baixos, isso pode indicar irregularidades no lote. Depois, faça uma proposta de compra, que não significa contrato, mas um documento que firma a sua intenção de compra. Lembrando que qualquer valor pago como sinal ao corretor vale como entrada ou parte do valor total pago pelo terreno.

Verifique ainda, antes de concluir o negócio, quem financia o parcelamento e quais documentos são exigidos. Após o acordo do preço e forma de pagamento, leia com muita atenção o contrato, que deve conter, detalhadamente, tudo sobre a compra. Caso não entenda do assunto, procure um advogado ou o Procon de sua cidade.

É importante lembrar-se de sempre exigir o recibo do pagamento do sinal de entrada! Após obter os recibos de pagamento quitados, o contrato e os seus documentos pessoais, é hora de providenciar a escritura do imóvel, pois ela é a sua garantia de propriedade do lote. Ela precisa ser registrada no Cartório de Registro de Imóveis da região.

E para garantir a melhor compra, é válido consultar um profissional de Arquitetura ou Engenharia para que a conclusão de sua obra seja ainda mais tranquila e vantajosa.

leonardo-tulli

Engenheiro, Empreendedor, Pós-Graduado em Marketing e um eterno apaixonado por Arquitetura.

Write a Reply or Comment